topo
linha2

Fotogaleria

 
» Home » Crónicas e Artigos » Rui Pedro Ávila » Novos navios para substituir os "Cruzeiros"

 

Novos navios para substituir os "Cruzeiros"

 

Vamos falar claro: estes navios vão melhorar o transporte de passageiros mas ficam aquém de muitas expectativas, no que concerne ao transporte de viaturas, e neste caso, segundo refere a notícia do jornal faialense “Incentivo” de hoje, que cito: “o porto da Madalena impôs o cumprimento máximo de 37 metros e assim a capacidade de transporte de viaturas fica-se pela meia dúzia, embora com lugar para 300 passageiros, no entanto o outro navio já terá capacidade para 12 viaturas e para 200 passageiros”, o que, no nosso entender, no que concerne ao transporte de viaturas é sempre pouco e para colmatar tal handicap, só no verão com os outros navios da Atlânticoline, as viaturas poderão deslocar-se para as outras ilhas sem restrições.

Queira-se ou não, nem sei que estudos foram feitos, certo é que, em datas assinaladas e de feriado como: Todos os Santos; 1º e 8 de Dezembro; Natal – passagem de ano; Carnaval; Pascoa; Espírito Santo; antes de começar a época média-alta, não é com um navio com capacidade para 6 viaturas, que se dá resposta à procura que, uma vez criado o serviço, surgirá de imediato entre Horta – Madalena; então em alternativa, o outro navio que poderá operar sem restrições nos portos de Horta, São Roque do Pico, Velas, Praia da Vitoria e Praia da Graciosa (grupo central) esse sim deveria ter outra capacidade de transporte de viaturas, para se criarem realmente as condições para o tão almejado processo avançado, e muito bem, pelo Sr. Secretário da Economia – Dr. Vasco Cordeiro a quem cito com a devida vénia: “… estamos a falar de um corte com aquilo que é o modelo actual e a passagem para um novo modelo de transporte marítimo, principalmente nestas três ilhas do triângulo”. Considera ainda o Sr. Secretário e concordamos plenamente, ser este um passo fundamental para se construir o tal mercado interno entre as ilhas do Grupo Central, criando-se condições para o transporte de viaturas, passageiros e mercadorias (?) de uma forma mais cómoda, simples e rápida. Creia no entanto Sr. Secretário, com o devido respeito, e repito, se não pode aumentar o navio que irá operar entre Madalena e Horta, que por isso fica com espaço para apenas 6 viaturas, aumente sim o espaço para viaturas no outro navio, o tal que irá operar com 200 passageiros, mas que não poderá ficar restringido a apenas uma dúzia de viaturas. É pouco, muito pouco, diria mais: é pouco ambicioso querer-se falar em progresso e aumento do mercado interno e depois de criadas as expectativas não haver resposta no curto e médio prazo, repito, durante a época baixa: Outubro - Maio.

Quanto ao resto, apoiamos a iniciativa célere da programação para os novos navios e se quiserem apreciar a sugestão que aqui deixo, poderão ficar certos de que o futuro nos dará razão e assim um melhor serviço será prestado, com pouco mais investimento.

É este o momento da decisão Sr. Secretário. Não deixe passar mais vinte anos…

 

 

Queremos ouvir a sua opinião, sugestões ou dúvidas:

info@adiaspora.com

 

  Voltar para Crónicas e Artigos

bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007